Balcão Único
Bolsa Nacional de Terras
Sistema de Informação do Regadio
Estatuto da Agricultura Familiar
Produtos Tradicionais Portugueses
Jovem Empresário Rural
Formação Profissional
Cartas de Pery
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
previous arrow
next arrow
img tapada ajuda webCom o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
O Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub dedicar-se-á à produção e partilha de conhecimento nas mais diversas áreas, tais como a agricultura de precisão, a utilização de ferramentas de gestão de dados, as novas soluções de mecanização agrícola, os modelos inovadores e a realidade aumentada e virtual. Terá como público-alvo os agricultores, consultores, prestadores de serviço, organizações de produtores e autoridades públicas.

DG DGADRO Mosteiro de Arouca acolheu nesta terça-feira, 10 de janeiro, a sessão pública de lançamento do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), iniciativa que conta com o apoio da Rede Rural Nacional. A sessão de apresentação contou com a presença do Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rogério Lima Ferreira, e de Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca e presidente da direção da ADRIMAG.

regadio pt

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) promove e apoia vários projetos inovadores que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo, assim, para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.

Destaca-se, desde logo, o projeto do Grupo Operacional Regadio de Precisão, criado no âmbito da Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícolas (PEI AGRI) e financiado pelo PDR 2020. Esta iniciativa permitiu o desenvolvimento de um sistema integrado de agricultura de precisão para a recolha de dados de cada parcela, nomeadamente no que diz respeito à aplicação da água e aos fatores de produção de forma diferenciada (correções de solos, fertilização, entre outros). Este sistema, designado por Pack VRI, integra tecnologia inovadora de monitorização, com recurso a sondas de humidade do solo, estações meteorológicas, mapas de condutividade elétrica, entre outros.

A aplicação desta tecnologia possibilitou uma produção mais homogénea ao longo das campanhas, potenciando o aumento da produção nas zonas mais problemáticas e uma maior eficiência na aplicação dos recursos hídricos.

sessao enab paNo âmbito das atividades do Observatório Nacional da Produção Biológica (ONPB) irá realizar-se a V Sessão Pública da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica, no próximo dia 25 de novembro, pelas 14h, na Herdade Alto do Pina, localizada no Poceirão, em Palmela.
O evento é promovido pela DRAPLVT e pela DGADR e tem como objetivo apresentar o ponto de situação da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e da execução do Plano de Ação (PA).
A sessão terá formato presencial, sendo a inscrição gratuita e obrigatória.

​Consulte aqui o Programa.        Faça aqui a sua inscrição.

evento emparcelar ordenar

 

 A DRAPCentro em parceria com a DGADR promove no dia 17 de novembro, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre a medida 𝗘𝗺𝗽𝗮𝗿𝗰𝗲𝗹𝗮𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗢𝗿𝗱𝗲𝗻𝗮𝗿, a ocorrer no auditório da Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia.
O Programa Emparcelar para Ordenar visa promover o emparcelamento rural simples, de modo a aumentar a dimensão física e económica dos prédios rústicos e, assim, fomentar a viabilidade e sustentabilidade económica das explorações agrícolas e florestais, bem como incrementar o ordenamento e gestão dessas mesmas áreas e, consequentemente, a resiliência dos territórios.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita até às 14h00 do dia da sessão de esclarecimento.
Inscreva-se em: https://forms.gle/by9Dr2zTb5JGqmiDA

Codigo BPAREA

 

O “Código de Boas Práticas Agrícolas para a Redução das Emissões de NH3”, elaborado, pelo INIAV I.P., em colaboração com a Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o objetivo da adoção de medidas que assegurem o controlo das emissões de NH3, com base no código-quadro de boas práticas agrícolas para a redução das emissões de NH3 publicado em 2014 pela UNECE, foi publicado, no sítio oficial do INIAV na internet, em: https://www.iniav.pt/divulgacao/publicacoes-bd/codigo-de-boas-praticas-agricolas-para-a-reducao-das-emissoes-de-amoniaco

Manual Gestao Efluentes Pecuarios Page 01

 

 

A DGADR, enquanto entidade nacional responsável pela gestão do NREAP, realizou, no contexto do seu plano de capacitação para os operadores pecuários e seus interlocutores, das entidades coordenadoras do NREAP e do público em geral, o “Manual de Gestão Sustentável de Efluentes Pecuários no âmbito do NREAP”, disponível, aqui.