Balcão Único
Bolsa Nacional de Terras
Sistema de Informação do Regadio
Estatuto da Agricultura Familiar
Produtos Tradicionais Portugueses
Jovem Empresário Rural
Formação Profissional
Cartas de Pery
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
previous arrow
next arrow
  • Início
  • Associativismo Agricola e Rural

Englobam-se no associativismo agrícola todo o tipo de associações cujos membros são profissionais da agricultura. Uma “Associação Agrícola” agrupa agricultores ou outros profissionais agrícolas empenhados no desenvolvimento de atividades de âmbito agrícola, que contribuam para a satisfação das suas necessidades individuais sentidas por todos e ou de representação, defesa e promoção dos seus interesses sócio-agrários.

O associativismo permite reforçar a capacidade competitiva das empresas agrícolas através da partilha dos recursos, dos riscos e das oportunidades ou a capacidade de intervenção dos profissionais agrícolas na sociedade.

Consoante o enfoque do seu objeto social, assim as associações agrícolas poderão ser de tipo socioprofissional ou socioeconómico. As primeiras centradas na valorização profissional, na dignificação e na defesa dos interesses dos seus associados com vista à melhoria do seu rendimento e condição social ou à promoção e defesa dos direitos laborais. As segundas centradas na resolução de problemas económicos na esfera da produção, do transporte, da transformação e da comercialização dos produtos agrários, ou do aprovisionamento de fatores de produção, da utilização comum de máquinas, da assistência técnica, do crédito e da prestação de serviços em geral.