
A partir desse momento, a DGADR tem vindo a promover formação para capacitar os técnicos conselheiros responsáveis, consoante a área temática de aconselhamento.
Em 2024, a DGADR já promoveu a 3.ª edição da formação "Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa", nos dias 11 e 12 de janeiro, com cerca de 300 participantes. A próxima ação aborda a “Fitossanidade Florestal” e vai realizar-se, online, a 20 de fevereiro, entre as 14h00 e as 17h00, com coordenação do ICNF e da DGADR.
O SAAF pretende assegurar a existência de serviços de aconselhamento agrícola adaptados aos diversos tipos de produção com vista a melhorar a sustentabilidade da gestão e o desempenho global das explorações agrícolas e empresas rurais, abrangendo as dimensões económica, ambiental e social.
O serviço SAAF comporta visitas à exploração com diagnóstico na exploração e descrição da exploração, de acordo com as áreas temáticas solicitadas pelo agricultor. É realizado um plano de ação com apresentação na exploração do conjunto de recomendações, medidas a implementar e necessidades de apoio técnico ou de capacitação concluída no prazo máximo de seis meses após a celebração de contrato. O serviço é finalizado com uma nova visita à exploração onde é efetuada a monotorização da aplicabilidade do plano de ação realizado para a exploração.
Para conhecer mais, consulte também a página do SAAF na Plataforma AKIS Portugal neste link.