O exercício da produção integrada implica, pela parte dos agricultores, determinadas obrigações e compromissos que devem ser registados em caderno próprio denominado caderno de campo.
A DGADR elaborou minutas-tipo de cadernos de campo para a produção integrada de acordo com o Decreto-Lei nº 256/2009, de 24 de setembro, segundo os princípios estabelecidos para cada prática e compromissos dos agricultores:
- Modelo de registo de caderno de campo (produção agrícola) .doc .odt (Atualizado)
- Modelo de registo de caderno de campo (produção apícola) .doc .odt / Instruções de preenchimento
No entanto, existem ainda modelos definidos anteriormente pela DGADR, que podem auxiliar como exemplos de orientação, para as seguintes culturas :
- Caderno de campo da cultura de macieira
- Caderno de campo da cultura de pereira
- Caderno de campo da cultura (ameixeira, cerejeira, damasqueiro, ginjeira e pessegueiro).
Nos referidos cadernos de campo os registos a serem efetuados, para além dos dados referentes à identificação das parcelas, devem ser os registos relativos aos estados fenológicos da cultura, as observações realizadas em relação aos principais inimigos da cultura, as datas dos tratamentos realizados e os produtos fitofarmacêuticos utilizados, os dados referentes ao sistema de produção, nomeadamente podas, regas, fertilizações e colheita.
Nos exemplos de cadernos de campo apresentados, neste documento, são referenciados os elementos mínimos que servem de orientação para a elaboração do caderno de campo.
Sempre que as explorações agrícolas detenham animais, devem dispor do registo de medicamentos e medicamentos veterinários, onde devem ser também registadas as operações relativas ao maneio e à alimentação dos animais, de acordo com o ponto 7 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 37/2013.
Existem ainda cadernos de campo específicos para a prática da Proteção Integrada (PI), da competência da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, conforme se discriminam no quadro seguinte:
Cultura ou grupo de culturas |
Cultura |
Caderno de PI |
Abacate |
abacate |
X |
Actinídea |
X |
|
Arroz |
X |
|
Cereais de outono / inverno |
X |
|
Citrinos |
X |
|
Figueira e frutos secos |
-- |
|
aveleira |
-- |
|
castanheiro |
-- |
|
figueira |
-- |
|
-- |
||
Hortícolas |
||
Apiáceas |
X |
|
Aliáceas e Asparagéceas |
X |
|
X |
||
Asteráceas |
X |
|
Brassicáceas |
X |
|
Cucurbitáceas |
X |
|
X |
||
X |
||
X |
||
Fabáceas |
X |
|
X |
||
Quenopodiáceas |
X |
|
Rosáceas |
X |
|
Solanáceas |
||
X |
||
X |
||
X |
||
Milho e sorgo |
X |
|
Oleaginosas |
-- |
|
cártamo |
-- |
|
colza |
-- |
|
girassol |
X |
|
soja |
-- |
|
Oliveira |
X |
|
Pastagens e forragens |
pastagens e forragens |
X |
Pomóideas |
X |
|
X |
||
Prunóideas |
X |
|
X |
||
X |
||
X |
||
X |
||
Vinha |
X |