Balcão Único
Bolsa Nacional de Terras
Sistema de Informação do Regadio
Estatuto da Agricultura Familiar
Produtos Tradicionais Portugueses
Jovem Empresário Rural
Formação Profissional
Cartas de Pery
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
previous arrow
next arrow

Celebrou-se ontem, dia 29 de maio, em Aveiro o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. A organização esteve a cargo da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que apadrinhou o projeto de resolução aprovado por unanimidade na Assembleia da República, em junho de 2015 e que institui o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa no último domingo de maio de cada ano.

O evento decorreu no Mercado Manuel Firmino com uma mostra de produtos expostos pelos produtores e com diversas sessões de showcooking.

Na Cerimónia de abertura estiveram presentes o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a Presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal, Olga Cavaleiro, o Vice Presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Paulo Mendonça, o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal , Pedro Machado.
Neste evento decorreu a cerimónia de apresentação da Plataforma "Produtos Tradicionais Portugueses" e da Marca Coletiva de Certificação "tradicional.PT" presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.
A apresentação da Plataforma "Produtos Tradicionais Portugueses", fruto de um trabalho de parceria, iniciado em 2015, entre a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), foi realizada pelo Diretor-Geral, Pedro Teixeira.
Na apresentação desta plataforma que se destina a facilitar o acesso ao património gastronómico e à difusão do mesmo, como forma a promover a preservação e a transmissão do saber fazer tradicional e o conhecimento preciso dos produtos e da sua qualidade intrínseca e gustativa foi exibido um pequeno filme alusivo a esta temática.
Foi ainda apresentada a marca “tradicional.PT” com breve explicação do que é e quem pode requerer e utilizar.

 

IMG 0529 rd IMG 0682 rd
IMG 0657 rd IMG 0531 rd