Produdos Tradicionais Portugueses
biblioteca online
Parceria portuguesa para os solos
Sistema de Informação do Regadio
Bolsa Nacional de Terras
Rede Rural Nacional 
Boletim Informativo - Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e Plano de Ação
Agricultura biológica
Guia de apoio à criação de microempresas
Guia de apoio às explorações agrícolas
Serviço de Aconcelhamento Agrícola e Florestal
Tecnicos em Formação Regulamentada

 

 

Estatuto da Agricultura Familiar

 

Estatuto do Jovem Empresário Rural - JER

O Estatuto do Jovem Empresário Rural (JER) foi criado através do Decreto-Lei n.º 9/2019, de 18 de janeiro.

Pretende-se potenciar o empreendedorismo no mundo rural, a criação de novas empresas e a fixação de jovens empreendedores nas zonas rurais, contribuindo para a dinamização económica e criação de emprego.

A Portaria n.º 143/2019, de 14 de maio vem regulamentar o “Estatuto JER”.

Saiba mais 

 


 

Seminário "Jovem Empresário Rural: Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural"

"A 7 de junho de 2019 realizou-se em Alfândega da Fé o primeiro "Seminário de Divulgação do Estatuto de JOVEM EMPRESÁRIO RURAL (JER) -  Dinamizar o Espaço Rural”

 Programa: 
-       Sessão de abertura, iniciada pela Presidente da Câmara de Alfândega da Fé , que apresentou as boas vindas aos participantes com a colaboração da Presidente da Federação Minha Terra, Arquiteta Maria João Botelho, Eng.º Luís Saldanha - representante da CNJ e o Presidente da AJAP, Sr. Luís Almendra.
-       Enquadramento – apresentado pela Dr.ª Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY& AMA (Prof. Augusto Mateus & Associados, da Ernst & Young).
-       Mesa redondaCultivar ideias, Dinamizar o Espaço rural – JER, em que participaram o Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Pró-Reitor para a área dos Projectos Estruturantes da UTAD; O Prof. Doutor Fernando Oliveira Baptista – Prof. Do Instituto de Agronomia, Eng.º Jorge Nunes – Vogal da Comissão Directiva do Norte 2020 e Eng.º Firmino Cordeiro – Diretor Geral da AJAP. A Mesa Redonda foi moderada pela jornalista Fernanda de Freitas.
Encerramento – O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural – Eng.º Miguel Freitas procedeu ao encerramento, expressou e reforçou a importância da criação do Estatuto JER. Focando como principal objectivo a ambição de promover as áreas do interior, onde se tem verificado um enorme êxodo da população mais jovem para o litoral. A criação deste estatuto permite promover a instalação e fixação de jovens empreendedores nas Zonas Rurais, visando a sua dinamização económica e demográfica e a criação de emprego, que favoreça a coesão e colaboração regional e na criação de uma rede de competência e conhecimento nas áreas do turismo, do agro-alimentar e dos recursos extrativos que potenciem os recursos endógenos existentes, sobretudo do ponto de vista socioeconómico, de inovação e conhecimento, que contribuam decisivamente para o aumento exponencial da capacidade de fixação dos empresários, empresas e competitividade da região."

JERMF 1Painel JER 2

 

 

logo agri fam
CAOF
uso eficiente da agua
sistema de  reconhecimento de regantes

 

sir destaque2
Cartas Pery
NREAP
projeto BINGO