Produdos Tradicionais Portugueses 

biblioteca online

 

 

Parceria portuguesa para os solos
Sistema de Informação do Regadio
Bolsa Nacional de Terras

Rede Rural Nacional 

 

dieta mediterranica logo

Agricultura biológica Guia de apoio à criação de microempresas Guia de apoio às explorações agrícolas  Serviço de Acncelhamento Agrícola Tecnicos em Formação Regulamentada

 

 

Balcão Único

 

Área reservada

Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

Celebrou-se ontem, dia 29 de maio, em Aveiro o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. A organização esteve a cargo da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que apadrinhou o projeto de resolução aprovado por unanimidade na Assembleia da República, em junho de 2015 e que institui o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa no último domingo de maio de cada ano.

O evento decorreu no Mercado Manuel Firmino com uma mostra de produtos expostos pelos produtores e com diversas sessões de showcooking.

Na Cerimónia de abertura estiveram presentes o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a Presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal, Olga Cavaleiro, o Vice Presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Paulo Mendonça, o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal , Pedro Machado.
Neste evento decorreu a cerimónia de apresentação da Plataforma "Produtos Tradicionais Portugueses" e da Marca Coletiva de Certificação "tradicional.PT" presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.
A apresentação da Plataforma "Produtos Tradicionais Portugueses", fruto de um trabalho de parceria, iniciado em 2015, entre a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), foi realizada pelo Diretor-Geral, Pedro Teixeira.
Na apresentação desta plataforma que se destina a facilitar o acesso ao património gastronómico e à difusão do mesmo, como forma a promover a preservação e a transmissão do saber fazer tradicional e o conhecimento preciso dos produtos e da sua qualidade intrínseca e gustativa foi exibido um pequeno filme alusivo a esta temática.
Foi ainda apresentada a marca “tradicional.PT” com breve explicação do que é e quem pode requerer e utilizar.

 

IMG 0529 rd IMG 0682 rd
IMG 0657 rd IMG 0531 rd
 logo agri fam  CAOF  uso eficiente da agua  sistema de  reconhecimento de regantes
 sir destaque2  Cartas Pery  NREAP  projeto BINGO